sábado, 29 de setembro de 2007

Líquido e certo

Uma coisa que chama a atenção em Rio do Sul é a água. É isso mesmo, a água, aquela de tomar banho. É que ela parece escorregadia, misturada a óleo, sei á. A gente se ensaboa, e fica horas tentando tirar o sabão, mas parece que continua ensaboada, é estranhíssimo. O Mário me explicou que isso acontece simplesmente porque a água aqui é pura, sem cloro ou outro tratamento, e aí fica assim. Vivendo e aprendendo...

7 comentários:

Anônimo disse...

Vai com fé, gente...quem sabe talvez seja até melhor pra pele, né não ? (só palpite..)

Unknown disse...

I.3.3. Dureza

I.3.3.1. Definição

Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras. Quase toda a dureza da água é provocada pela presença de sais de cálcio e de magnésio (bicarbonatos, sulfatos, cloretos e nitratos) encontrados em solução. Assim, os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio tendo um papel secundário o zinco e o estrôncio. Algumas vezes, alumínio e ferro férrico são considerados como contribuintes da dureza.

I.3.3.2. Classificação

A dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando não desaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água. A dureza temporária é a resultante da combinação de íons de cálcio e magnésio que podem se combinar com bicarbonatos e carbonatos presentes.

I.3.3.3. Características

Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão. Esse caráter das águas duras foi, por muito tempo, para o cidadão comum o aspecto mais importante por causa das dificuldades de limpeza de roupas e utensílios. Com o surgimento e a determinação dos detergentes sintéticos ocorreu também a diminuição os problemas de limpeza doméstica por causa da dureza.

Unknown disse...

Quarteto cheiroso!

Unknown disse...

Agora salvei o Re-Toques e vou acompanhar todos os dias.
Beijos, Laura!

Paula disse...

Simples: aproveitem a pureza da água e esqueçam o sabão!!!

kss,
Paula

Anônimo disse...

Não é porque é "pura" não! Bom, pelo menos não tem nada a ver com poluição. Quando eu cheguei aqui em Seattle, só conseguia tirar o sabão da mão depois de enxugar com a toalha. É que á água é "soft", isto é, não tem muitos minerais ma água. Eu só sei disto por causa dos meus aquários. É que meus peixes que são de uma região onde a água é "soft", portanto, eles se deram bem aqui. Mas tem os tais dos cichlids africanos que requerem água "hard", aí você tem que adicionar minerais na água senão os bichos ficam doentes (peixe também é cultura!). Sinceramente, eu prefiria uma aguinha que levasse o sabão e a sujeira embora. Esta aqui passa e não leva nada!

Anônimo disse...

Ah, o Mario já tinha explicado tim-tim-por-tim-tim! Sorry!