sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Oi, Rio Branco




A Cora me avisou, pelo telefone: você vai adorar o Acre!
Eu sou meio cética, achei que era exagero da Corinha, que tem uma queda por bicho, floresta, essas coisas. E que, além do mais, veio para cá com uma anfitriã especial, a Glória Perez, que deve ter mostrado para ela só os lugares mais bonitinhos...
Mas não é que Rio Branco é mesmo muito bacana? Acordei tarde, e dei uma passeada solitária pelo centro. Tudo limpinho, cuidado, arrumado. Gente com boa cara, fisionomias desestressadas, nenhum sinal de pobreza extrema. Muitos garis na rua, varrendo, e pessoal de manutenção, fechando buracos nas ruas, pintando placas...
O almoço foi num restaurante perto do nosso hotel, chamado Bistrô d`Amazônia. Comida deliciosa, variada, feita com um capricho raro de se ver. Comi alcatra com pimenta rosa, salada com manga, uma farofa dos deuses, bolinho de peixe super gostoso... No almoço, a companhia da Rosana, do SESC e de três professores de música daqui, o André, a Ana e o Damián (na foto).
Depois do Almoço, fomos dar um passeio maior pela cidade, de carro. Vimos o mercado (show!!!!), a Fundação Municipal de Cultura (no meio de um seringal ativo!), e a Fundação Estadual de Cultura, num prédio muito amplo e bem estruturado.
As ruas, bem calçadas, sem lixo, sem bagunça. As casas todas pintadinhas, de cores vivas e alegres. Nos muros, desenhos feitos com caquinhos de azulejo.
Outro bom governo? Pois! Milagres acontecem, mesmo. O pior é que a gente pisa na cidade, olha para o chão e já sabe se o governo é bom ou corrupto. A diferença aparece de cara, em todos os detalhes, até no jeitão do povo.
Nunca pensei que eu teria inveja do pessoal de Rio Branco!

4 comentários:

Cora disse...

Pois, eu disse! E o melhor é que o Acre -- pelo menos todas as cidades que visitei -- são assim, limpas, bonitas, bem cuidadas. Eu amo o Acre.

Anônimo disse...

que legal! é tão bom saber e confirmar isto, que tem ótimas partes no Brasil, com gente que cuida e trata bem, será que estes políticos não podiam existir em maior quantidade??? Tomara que aumente o número destes que fazem o bem!
Mas, Laura, que zigue-zague por este Brasil afora!!! Voce estava no Norte, veio para Vitória e voltou para o Norte? Nossa!!!
Voces estão mesmo ziguezagueando por aí! e o melhor... mostrando boa música!

Anônimo disse...

Fiquei com muuuuuuuuuuuuuuuita inveja também. Não é atoa, que a Glória Perez, fala com tanto amor da sua terra.
Quando o governate, tem como meta principal, cuidar do seu povo, o resultado é esse mesmo. Governante honesto, povo feliz. Que inveja, meu Deus!

Rudi Garrido disse...

Pra quem não sabia nada do Acre, essa foi uma impressão ótima! Só o fato que as coisas são limpas e as pessoas de cara boa já levanta o espírito, ainda mais pra quem mora no Rio e tá acostumado a essa sujeirada.

Beijos