terça-feira, 20 de novembro de 2007
Sobre as cidades
Muitas cidades são abertamente bonitas, e se orgulham de sua beleza. Maringá, Santa Cruz, Pato Branco, são, cada qual a seu modo, lugares agradáveis de se viver, que se enfeitam (de árvores, de flores) para agradar aos olhos de quem passa, e em que os habitantes fazem questão de mostrar aos visitantes as maravilhas do lugar. Outras, coitadas, não têm maravilhas para mostrar.
Manaus (como o Rio, aliás) é daquelas cidades que já viram dias muito melhores, e parece que seus habitantes nem se lembram mais do passado de glória, ou pelo menos não ligam para ele. Os governantes, então, parecem ter vergonha de tudo de bonito que, contra tudo e contra todos, ainda resiste aqui e ali. Toda a beleza está nos detalhes, escondidos de quem passa, apressado, e que são ignorados por todos.. As praças (algumas com estátuas bonitas enegrecidas de sujeira, outras com algum pequeno coreto caindo aos pedaços, ou até um pavilhãozinho art-déco completamente abandonado) estão todas ao Deus dará. As ruas são sujinhas e apinhadas de gente. O pior é que, por conta da floresta amazônica, há muito turismo por aqui, e com um mínimo de inteligência o passado rico desta cidade poderia ser muito bem explorado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
é uma pena, não é, Laura?
Tem toda razão, Laura.
Dá vontade de chorar...
com certeza....
não sou daqui de manaus e estou a pouco tempo na cidade, vejo que o abandono é constante...
a cidade tem suas belezas, mas elas estão esquecidas
um pouco de limpeza ali no centro viria a calhar
foi bem legal a apresentação na UEA!parabéns
É de chorar meeeesmo !!!!!Os governantes não fazem a parte deles e a população também não trata de conservar o pouco que é feito ...já vimos esse filme...
Isso nem me assusta mais, quando tudo estiver destruido, vão solicitar verbas para restauração, e vão embolsar tudo, como sempre.
Postar um comentário