terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sobre as cidades


Muitas cidades são abertamente bonitas, e se orgulham de sua beleza. Maringá, Santa Cruz, Pato Branco, são, cada qual a seu modo, lugares agradáveis de se viver, que se enfeitam (de árvores, de flores) para agradar aos olhos de quem passa, e em que os habitantes fazem questão de mostrar aos visitantes as maravilhas do lugar. Outras, coitadas, não têm maravilhas para mostrar.
Manaus (como o Rio, aliás) é daquelas cidades que já viram dias muito melhores, e parece que seus habitantes nem se lembram mais do passado de glória, ou pelo menos não ligam para ele. Os governantes, então, parecem ter vergonha de tudo de bonito que, contra tudo e contra todos, ainda resiste aqui e ali. Toda a beleza está nos detalhes, escondidos de quem passa, apressado, e que são ignorados por todos.. As praças (algumas com estátuas bonitas enegrecidas de sujeira, outras com algum pequeno coreto caindo aos pedaços, ou até um pavilhãozinho art-déco completamente abandonado) estão todas ao Deus dará. As ruas são sujinhas e apinhadas de gente. O pior é que, por conta da floresta amazônica, há muito turismo por aqui, e com um mínimo de inteligência o passado rico desta cidade poderia ser muito bem explorado.

5 comentários:

Anônimo disse...

é uma pena, não é, Laura?

Anônimo disse...

Tem toda razão, Laura.
Dá vontade de chorar...

Anônimo disse...

com certeza....
não sou daqui de manaus e estou a pouco tempo na cidade, vejo que o abandono é constante...
a cidade tem suas belezas, mas elas estão esquecidas
um pouco de limpeza ali no centro viria a calhar

foi bem legal a apresentação na UEA!parabéns

Anônimo disse...

É de chorar meeeesmo !!!!!Os governantes não fazem a parte deles e a população também não trata de conservar o pouco que é feito ...já vimos esse filme...

Anônimo disse...

Isso nem me assusta mais, quando tudo estiver destruido, vão solicitar verbas para restauração, e vão embolsar tudo, como sempre.