quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Fala, Lucia Carpena
Na foto acima, a Lucia com as duas retoquianas....
A Lucia é uma flautista doce maravilhosa, de Porto Alegre, que atualmente dá aula na UFRGS. Ela postou este comentário lá embaixo, no post sobre a cidade de Montenegro. Como ele estava um pouco enterrado no Blog, demorei para ver, mas acho que merece vir aqui para cima, para todos lerem. Eis o que ela escreveu:
Queridos e intrépidos viajantes e leitores do blog,
a resposta para o fenômeno montenegrino é simples e sólida: chama-se FUNDARTE, a Fundação Municiapla de Artes, que desenvolve um trabalho continuado há cerca de 25 anos, ensinado arte a uma cidade que normalmente não estaria em nenhum lugar especial do mapa cultural do estado ou do país. Mas a FUNDARTE tem sido incansável em sua trajetória,trabalhando com educação continuada na áreas de música, artes visuais, dança e teatro, ensinado a gerações e gerações de montenegrinos que é possível ter a arte perto de si. Fui professora lá durante dez anos e pude ver como a presença deste tipo de instituição transforma uma cidade em um lugar especial, com uma população mais sensível, mais educada em muitos sentidos e seguramente mais feliz e orgulhosa do que acontece por lá. Em duas ocasiões vem gente de todo o Brasil para Montenegro: no Seminário de Jovens Instrumentistas (em julho) e no Encontro Nacional de Arte Educação (em outubro). Afora isso, a população da cidade tem a oportunidade do acesso à arte e muitos não vão porque não querem, mas o principal é muitos outros vão porque podem, porque têm a chance e isso faz toda a diferença. Se a FUNDARTE já formou muitos artistas de projeção nacional ou internacional? Acho que não, mas certamente formou muitas gerações de apreciadores da arte e esta é seguramente a maior vitória da FUNDARTE: pessoas mais felizes, mais ricas, cujo reflexo está no que a Laura relatou, na recepção ao recital do grupo e na recepção do próprio grupo.
1 de Novembro de 2007 10:47
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bacana o comentário.
Que bom saber de tudo isto sobre a FUNDARTE e que bom que para a FUNDARTE e para Montenegro que a Lucia existe para escrever um comentário tão sensível e apreciador. São estes os inúmeros pequenos e maravilhosos indícios de que há uma forte fagulha de esperança para o nosso querido Brasil. Parabens FUNDARTE, Montenegro, todas as equipes do SESC, públicos, comunidades, Lucias e Re-Toques.
Postar um comentário