domingo, 4 de novembro de 2007
Uma matéria legal, do Marcio Souza, de Lajeado
Foto Marcio Souza
Laura, Mário, Sula e Helder viajam pelo Brasil com o Re-Toques
Arte Sesc
Música que faz bem ao ouvido e não está nas rádios
Grupo Re-Toques apresenta canções eruditas contemporâneas ao público do Programa Sonora Brasil,
Lajeado – O público que compareceu ao teatro do Sesc pode conferir músicas que não fazem parte do cotidiano das emissoras de rádio brasileiras. As canções não são de outros países ou de entendimento difícil. Pelo contrário, fazem parte de um repertório que não costuma agradar a mídia e acaba não chegando às camadas populares. Este é o conceito que tem os artistas do Grupo Re-Toques, atração do Programa Sonora Brasil na noite de sábado. Eles mostram sons atuais com instrumentos clássicos e antigos.
Sula Kossatz, espineta, Laura Rónai, flauta transversal, Helder Parente, flautas doces e voz, e Mário Orlando, viola da Gamba e flauta completam em Lajeado uma turnê pelo Rio Grande do Sul que envolveu 12 cidades. Em cada uma o público é diferenciado, mas admitem, “que são pessoas já têm o hábito de acompanhar esse tipo de promoção”. A maior resposta ocorre em locais onde há tradição em concertos. “Mas é por isso mesmo que existem esse programa, para formar platéia para esses tantos artistas que temos no Brasil e que não são valorizados”, destaca Mário.
O grupo, com essa formação, visita o Estado pela primeira vez. A recepção dos gaúchos é semelhante aos outros da região Sul. O Re-Toques já se apresentou nesta temporada em Santa Catarina e no Paraná. Quando estiver completa a turnê vai ter passado por 70 cidades brasileiras realizando concertos semelhantes aos que apresentou em Lajeado.
Sonora
O programa do Sesc, que leva a música brasileira, enfocando o folclore e o erudito, existe há dez anos, com atuação no Estado nos últimos dois. “É uma forma de resgatar a cultura, que pode um dia se perder”, destaca Mário. Os organizadores costumam gravar para documentar esse material. Desde que iniciou já foram “eternizados” os trabalhos de 40 grupos como o Re-Toques.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário