sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A estação da Cultura




No nosso passeio pela cidade, a Maura me levou para a antiga estação férrea, atualmente Estação da Cultura, e "casa"da Pinacoteca Enio Pinalli, um importante artista local. A Estação é uma construção charmosíssima, que abriga exposições, oficinas, eventos culturais de todo tipo e ainda um café muito simpático. Fiquei encantada com o espaço e o trabalho lá desenvolvido, coisa de primeiro mundo, mesmo. Foi lá que a Maura sediou o Overdoze, um evento que reúne cinema, teatro, música e artes plásticas, numa maratona de 12 horas ininterruptas. O máximo! Único momento triste: a Maria Beatriz, diretora da Casa, estava literalmente aos prantos. É que uma coleção de arte, contendo 40 obras, e que estava lá em comodato, estava sendo retirada da Casa. Parece que uma das condições para ela continuar lá seria a construção de uma nova ala, que passaria a ser o museu de artes. E esta ala não ficou pronta.
Seja como for, faço uma fé enorme numa instituição cultural na qual a diretora se debulha em lágrimas por ter que se despedir de obras de arte. Este país tem jeito....

4 comentários:

Anônimo disse...

Gente, isso aí é tri legal, tri lindo, é tudo tri! Estou com uma santa inveja de vcs. Que lugares lindos, vcs estão visitando. Meu marido, sempre diz que, a região sul do Brasil, é outro país. Existe uma pensamento evoluído em relação a tudo, amor as tradições e a história, concientização das crianças, valorização da cultura, das artes, urbanização, organização, cidadania. Gente é outra realidade!

laura r. disse...

Ô Jaqueline, e não é que esta tournée é um luxo, mesmo? É uma experiência incrível, conhecer todo o Brasil desta maneira. Mas é cansativo também, não se iluda. Todos os dias pegar a estrada, mudar de hotel e ainda tocar à noite... não é moleza.

Anônimo disse...

Que coisa bonita, tudo tão bem cuidado.

Anônimo disse...

Laura, fácil não é mesmo, mas é emocionante, e vcs não vão esquecer jamais. Terão histórias para contar por muitos anos. É uma aventura a lá Indiana Jones! Hhahahahha!