segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Porto Alegre


Há muitos anos eu não voltava a Porto Alegre. Durante quase duas décadas, a cidade era parte do meu mapa sentimental. Aqui moram meus sogros, e antes de me divorciar, a família vinha todos os anos passar as férias no Sul.
Eu guardava das ruas, dos prédios, dos parques, uma imagem carinhosa, de uma cidade arrumada e tranqüila, um pouco tradicional demais para o meu gosto, e com um ritmo menos acelerado do que o meu - um ritmo de férias. Continua tudo igual, mas de alguma maneira este próprio fato lhe dá um certo ar decadente. Não era para estar igual! Talvez a impressão menos positiva se deva ao fato de eu estar hospedada numa área bem feinha, no Centro, em frente à rodoviária. Aqui o ritmo é mais caótico, mais gente se espreme pelas ruas, há mais sujeira, mais camelôs e mais pedintes do que na minha lembrança.
Por outro lado, o hotel (Ritter) é antigo mas confortável, com um restaurante bem decente (almocei lá com o Mário, hoje). E o Barranco, onde jantei ontem, continua tendo a picanha mais deliciosa do planeta, acompanhada de polenta frita crocante por fora e macia por dentro, e de uma saladinha bem gostosa.
E na passagem subterranea que vai dar para o hotel, de resto bastante sórdida, havia umas pichações que eu adorei. Foi difícil fotografar, porque as pessoas não paravam de passar pela frente, apressadas, sem olhar para os lados.....

12 comentários:

Unknown disse...

olá!!
lindos grafites...(pichação chic)
eu adoro fotografar isso tb!
bom concerto!!

Anônimo disse...

Ah! O Barranco...
Vc tem toda razão, é onde se come a melhor picanha do mundo.
Hummm! Me deixou com água na boca.

Unknown disse...

ô laura,

isso não é pixação,é pintura dos gêmeos,se voce for na galeria fortes vilaça custa U$26.000 cada tela deles...........


bj

laura r. disse...

Pois taí, Mariana, é mais do que justo. Arte é arte, seja grafitti, seja quadro em parede de museu. Eu confesso que de certa maneira gosto até mais de grafitti, no sentido do inseperado. Afinal, quando vou a um museu, já sei que terei uma experiência artística qualquer. Mas nunca espero encontrar beleza numa passagem subterrânea infecta, e daí o efeito é tanto mais poderoso....
Os gêmeos fizeram lá um belíssimo trabalho. Espero que tenham sido pagos à altura.

laura r. disse...

Inesperado, óbvio. Ando meio disléxica....

Anônimo disse...

Já vi esses artistas na tv, e adorei as pinturas. Elas me lembram, as figuras de um livro infantil, que eu gosto muito, O quarto Mágico. Essas que vc fotografou, são lindas cheias de detalhes, e volume, gosto muito. Se tivesse uma graninha extra compraria, ia ficar lindo no meu quarto. Vcs sabem o nome deles, há alguma coisa na internet?

Boa viagem gente louca por música!

Anônimo disse...

Vc esqueceu de mencionar que , se agora está hospedada no centro, antes vc ficava na casa do Vô, que fica em moinhos de vento, um dos lugares mais chiques de se ficar....por isso a impressão.

é estranho a casa sem pinheiro na frente, não é?

Anônimo disse...

laura,

o grafiteiro de verdade nunca recebe pelo que ele pinta na rua, isso restringiria essa liberdade de escolher exatamente o lugar infecto, degradado, como está na moda chamar agora, o "site especific", de interagir com o povo, de realmente acordar as pessoas que passam,emocionar.
agora, quando eles entram numa galeria, o papo é outro, vira arte como qualquer outra, tem colecionadores, preço de mercado (geralmente internacional), etc etc
agora, os gêmeos não gostam de internet nem têm site,pode-se achar coisas sobre eles no site dos amigos www.lost.art.br.
eles se chamam otávio e gustavo pandolfo e,quando não estão viajando,moram aqui em sampa, no cambuci.

bj

laura r. disse...

Mariana, fantásticas as informações, muito legal mesmo. Faz sentido o que você diz sobre a remuneração dos grafiteiros.... Sabe o que é curioso? Paolo Pandolfo é um gambista extraordinário, um dos melhores músicos do planeta. O nome deve carregar alguma mágica.....

Unknown disse...

laura, era o mínimo,uma vez que eu trabalho com isso!!
qualquer informação sobre graffiti ou tatuagem, é só perguntar!

agora, sobre música eu sou uma anta, não sei distinguir um bemol de um sustenido!(mas adoro!!!)

bj

Unknown disse...

Caramba, e ainda errei a grafia! Graffiti, graffiti, graffiti. Pronto, acho que agora aprendi!!!!!
Ah, Agora que está caindo a ficha: você é a Mariana, dona da Galeria de Arte, não é?

Unknown disse...

eu mesma, sula!

galeria Choque Cultural, muitos artistas vindos do graffiti, tatuagem, quadrinhos e tal....


e não ligue eu só acerto a grafia do graffiti porque levei un dois anos de bronca dos meus artistas!!!!!!!

XD