domingo, 21 de outubro de 2007

Maringá, ainda



Acabo de me dar conta de que falei, falei, e não disse nada a respeito de Maringá. Injustiça. A cidade é linda, das mais agradáveis que visitamos no último mês. A razão é simplícima: todas as ruas são amplamente arborizadas. O pessoal de lá me explicou que Maringá está entre as cidades mais arborizadas do Brasil. Toda vez que um bairro surge, a primeira coisa que eles fazem é criar um parque. As ruas têm suas mãos separadas por canteiros com palmeiras....
Faz uma diferença incrível! Se os prefeitos fossem um pouco mais inteligentes, seguiriam esse lindo exemplo. Não há nada que contribua mais efetivamente para a beleza de uma cidade do que árvores frondosas. O visual é melhor e o clima se torna imediatamente mais ameno. As pessoas ficam mais bem humoradas, os animais se sentem acolhidos e fazem das ruas e praças suas casas. A gente ouve por todos os lados os cantos de pássaros, e há borboletas voejando por todo lado. Muito, mas muito gostoso. Em Maringá o Brasil parece mais civilizado, mais inserido no primeiro mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho paixão por árvores. Quando eu era criança, morava ao lado da casa da minha vó. Lá ainda tem uma amoreira, que era o lugar onde eu passava várias horas do dia. Eu adorava aquela árvore, que eu subia muito rápido, igual uma macaquinha. Árvore faz toda a diferença em qualquer lugar. O meu quintal não comporta uma árvore de grande porte, mas um jardineiro amigo meu disse que comportava uma de médio porte. Comprei uma jaboticabeira com 1 metro e meio de altura,e plantei para a legria do marido que adora jaboticaba.
Ruas arborizadas são viáveis, se as autoridades quizerem.

Anônimo disse...

Aqui no Rio sinto falta justamente de mais praças, com grama e árvores que além de tudo, refrescam o ambiente e descansam o olhar dos prédios. Em Botafogo, por exemplo, está acontecendo um boom de novas edificações. Para mim, 90 % destas áreas poderiam virar jardins ou praças. A desculpa de que " tem a praia" não convence !!!!